Zé Manel do Ossos, aquela vez em que jantamos por Coimbra

Dias antes da nossa partida até Coimbra, andei a sondar os colegas de trabalho que estudaram lá sobre sítios porreiros para jantar.

Uma colega falou-me do tasco do Zé Manel dos Ossos como sendo  um local bastante pitoresco para um jantar a dois. Trata-se de um tasco, mesmo tasco, como o tasco do Zé Torrão lá da aldeia do meu avô, nada mas mesmo nada romântico, em que a prioridade dada pelo proprietário é marcar pela positiva quem lá vai. E de facto marcou.

O tasco fica num beco um bocado manhoso mesmo na zona central de Coimbra. Resume-se a não mais que dez mesas, sendo bastante estreito e apertado. Torna-se inevitável contemplar as paredes e o tecto deste estabelecimento. Pelas paredes há quadros, antiguidades e velharias e milhares de mensagens escritas em post its, em pedaços de toalhas de papel, em placas de mármore. Milhares e milhares de dedicatórias, de frases como e fosse obrigatório que todos os clientes deixassem um pouco de si naquele espaço.
Confesso que não tive muita oportunidade de contemplar decentemente o espaço, já que o restaurante estava cheio e ficamos na mesa mais próxima da porta. Mas observei bem o jacaré que estava suspenso no tecto. 

Todas a fotos foram retiradas numa pesquisa pelo Google.


Pedimos os ossos e os cogumelos aporcalhados. E acreditem que valeu bem a pena o facto de termos ficado numa mesa mesmo à porta que sempre que se abria, era inevitável apanhar uma corrente de ar.  
Os cogumelos estavam deliciosos. 
O sabor dos ossos invocou com saudade a minha infância no Minho, dos temperos que o meu avô fazia para temperar o espinhaço do porco acabadinho de matar no quintal de casa.






Ponto curioso: éramos os únicos portugueses a jantar no local. Nas mesas vizinhas, estavam famílias de chineses e ouvia-se perfeitamente alemão e francês.

A noite acabou em beleza a ouvir fados de Coimbra no café Santa Cruz, onde a emoção de ser uma antiga estudante universitária bateu um bocadinho forte.

É um local que honestamente recomendo para quem gosta de bons petiscos a preço relativamente acessível num local icónico da velha cidade de Coimbra.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Hotel Marriott Lisboa - Alguma vez dormimos assim tão bem em Lisboa?

Motel Horly- Aquela vez em que Ele se estreou no motel

Restaurante Hilário- Viseu